A vida do poeta tem um ritmo diferente(...)
Ele é o etemo errante dos caminhos
Que vai, pisando a terra e olhando o céu
Preso, eternamente preso
pelos extremos intangíveis" (Vinícius de Moraes, do poema "O poeta")

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um prosa nada poética


MEU CAROS COLEGAS PROFESSORES da rede municipal, NOSSOS PROBLEMAS PODEM ACABAR!

Recebi na escola, gentilmente cedida pela prefeitura, “A nova gramática do português contemporâneo” do Celso Cunha e Lindley Cintra. Meu Deus! Quanta saudade da faculdade! Todo formado em Letras que se preze, oriundo de uma boa faculdade, tem essa “bíblia” em sua biblioteca doméstica. Assim como de outros eternos catedráticos Evanildo Bechara e Rocha Lima; e de louváveis gramáticos e linguistas sucessores desses respeitáveis(sem ironia) especialistas. Como dizia o inesquecível professor Carlos Alberto Short: “ São altos estudos linguísticos.” Como eu era feliz e não sabia...

Mas voltando ao Celso Cunha, será que a SME não sabia que já tínhamos essa gramática...e que prestamos um concurso? Acho que não. Haja vista as apostilas também fornecidas, elaboradas por linguistas, que parecem não conhecer nem  a sauna nem a arena da sala de aula. E o curioso é que as apostilas dão um “chega pra lá” na gramática, condenando de vez a disputa desleal  de nossos alunos nos concursos da vida.   As apostilas foram classificadas como uma "grande inovação na política educacional"! Uau! Chegamos até a nos emocionar. Afinal, ninguém pode dizer que não  “tentaram” aprimorar nossos conhecimentos, melhorar nossas aulas com” estratégias” que possibilitem “resgatar a auto-estima”  e  “seduzir” nossos alunos. Tenha a santa paciência!

Meu fascínio pelo nosso idioma e sua literatura é verdadeiro. De outra lamentável parte, também verdadeira é a desolação que sentimos pelo abismo que separa nossa formação acadêmica do real(ou seria ilegal e imoral?) exercício de nossa profissão. Estamos nós mesmos, sendo obrigados a  cassar  nosso próprio diploma a cada ano letivo  passa.

Tenho sugestões mais eficazes para compor a biblioteca do professor, que nos serão de grande valia para a nossa sobrevivência, a saber:

1.     “Novo manual prático  dos carceireiros contemporâneos”;

2.     “Novo manual prático dos policiais sem fardas e sem  armas contemporâneos;

3.     “Novo  manual prático dos psiquiatras contemporâneos”;

4.     “Novo manual prático dos domadores de leões contemporâneos”;

5.     “Novo manual prático dos aplicadores de cinto de castidade contemporâneos”(pois se houver alunas grávidas na rede estadual, a escola perde pontos perante à Secretaria);

E por fim, o “Novo manual prático para usar óculos em 3D contemporâneo”. Esses são vitais porque nos fazem olhar o rei nu e enxergar as roupas dele lindas! Se bem que há quem não precise desses óculos...e sinceramente os admiro!

Diante disso, tive uma brilhante idéia : recorrer às Organizações Tabajara. Quem sabe essa salvadora organização que soluciona as  causas mais difíceis e bizarras, possa nos oferecer esse precioso material pedagógico. Um material que nos garanta um futuro com o mínimo de lucidez às novas gerações  do nosso Brasil varonil!

P.S 1- Há outros manuais também imprescindíveis de que não me recordo no momento .  Aceito sugestões.

P. S 2- Também, acho que fui meio ingrata...vamos dar um desconto. A gramática dada é “de acordo com a nova ortografia, implementada pelo Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009”. Que novidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Pista vazia esperando aviões..."